Os juízos deste selo são uma espécie de introdução para a segunda etapa da volta do Senhor Jesus, que vem para julgar os povos que rejeitaram o Seu sacrifício no Calvário como oferta pelos seus pecados.
É isso mesmo o que mais caracteriza o terror daqueles dias que precederão a Sua volta. Os versículos não estão descrevendo a volta dEle, mas os juízos que precederão o Seu dia. Podemos entender que a Sua vinda será em três etapas:
PRIMEIRA: Ele virá nas nuvens, como Noivo, para buscar a Sua Igreja, simbolizada como noiva. Neste dia, serão primeiro ressuscitados aqueles que morreram praticando a Palavra de Deus.
Em seguida, aqueles que estiverem praticando a Sua Palavra serão arrebatados, formando assim a totalidade da Igreja.
SEGUNDA: Ele virá juntamente com a Sua Igreja, com grande poder e glória, atuando como Juiz para o mundo. Este é o Dia do Cordeiro!
E é justamente por esta razão que os reis da Terra; os grandes; os comandantes; os ricos; os poderosos; os escravos; os livres; enfim, todos os tipos de pessoas dirão aos montes e rochedos: "...Caí sobre nós e escondei-nos da face daquele que se assenta no trono e da ira do Cordeiro, porque chegou o grande Dia da ira deles..." (Apocalipse 6.16,17). Esta etapa da Sua vinda é iniciada pelas catástrofes cósmicas aqui descritas.
TERCEIRA: Ele virá como Sumo Sacerdote e Messias para o povo de Israel.
O retrato da abertura deste selo foi pintado pelo próprio Senhor Jesus, quando profetizou:
"Haverá sinais no sol, na lua e nas estrelas; sobre a terra, angústia entre as nações em perplexidade por causa do bramido do mar e das ondas; haverá homens que desmaiarão de terror e pela expectativa das coisas que sobrevirão ao mundo; pois os poderes dos céus serão abalados. Então, se verá o Filho do Homem vindo numa nuvem, com poder e grande glória." (Lucas 21:25-27).
Também o evangelista Mateus registrou esta profecia, dizendo:
"Logo em seguida à tribulação daqueles dias, o sol escurecerá, a lua não dará a sua claridade, as estrelas cairão do firmamento, e os poderes dos céus serão abalados. Então, aparecerá no céu o sinal do Filho do Homem; todos os povos da terra se lamentarão e verão o Filho do Homem vindo sobre as nuvens do céu, com poder e muita glória." (Mateus 24:29,30).
◦ ◦ ...... ◦ ◦ ◦ ◦ ◦◦ ◦ .....◦ ◦ ◦
OS OBEDIENTES SERÃO SALVOS ◦◦◦. |
|
◦ ◦ ...... ◦ ◦ ◦ ◦ ◦◦ ◦ .....◦ ◦ ◦
"E disseram aos montes e aos rochedos: Caí sobre nós e escondei-nos da face daquele que se assenta no trono e da ira do Cordeiro, porque chegou o grande Dia da ira deles; e quem é que pode suster-se?" (Apocalipse 6:16,17).
Muitas pessoas, que não dão a mínima atenção à Palavra de Deus, têm dito: "Não posso acreditar que Deus, que é amor, vá permitir que alguém vá para o inferno."
A verdade é que elas mesmas se esquecem que além de Deus ser amor, Ele também é justiça! E a Sua justiça não pode permitir que a injustiça prevaleça! Não se engane, meu amigo, pois o Espírito de Deus disse, pelos lábios do Seu servo Paulo:
"Não vos enganeis: de Deus não se zomba; pois aquilo que o homem semear, isso também ceifará. Porque o que semeia para a sua própria carne da carne colherá corrupção; mas o que semeia para o Espírito do Espírito colherá vida eterna." (Gálatas 6:7,8).
Além do mais, o apóstolo João é muito duro quando se refere ao dia da ira do Cordeiro. Para aqueles que não acreditam na ira de Deus, basta que analisem os fatos que precederão a volta do Senhor.
A abertura dos selos mostra a ira de Deus para com aqueles que se mantiveram rebeldes à Sua Palavra, rebeldes à salvação oferecida de graça pelo Senhor Jesus.
Na época de Noé, por exemplo, a humanidade vivia totalmente indiferente à mensagem de salvação que ele pregava. Vejamos o relato bíblico:
"Viu o Senhor que a maldade do homem se havia multiplicado na terra e que era continuamente mau todo desígnio do seu coração; então, se arrependeu o Senhor de ter feito o homem na terra, e isso lhe pesou no coração. Disse o Senhor: Farei desaparecer da face da terra o homem que criei, o homem e o animal, os répteis e as aves dos céus; porque me arrependo de os haver feito. Porém Noé achou graça diante do Senhor." (Gênesis 6:5-8).
Deus não poupou a humanidade da época de Noé, por causa da maldade dela, e também não poupará os impuros desta época. Naqueles dias que precederão a volta do Senhor, somente os obedientes à Palavra de Deus alcançarão a mesma graça que Noé alcançou diante d'Ele!
Graças a Deus que a noiva do Senhor Jesus – a Sua Igreja – não passará pela experiência do terror desse dia. E aqueles que, neste exato momento, não estão absolutamente convictos da sua salvação, devem despertar para isso.
Tudo que há no mundo passa. O seu colorido; as suas vaidades; os seus egoísmos; enfim, tudo passa e somente aqueles que fizerem a vontade do Senhor permanecerão por toda a eternidade na presença de Deus. Os outros passarão toda a eternidade em um lugar onde o Senhor Jesus disse que haverá choro e ranger de dentes!
TRANSCRITOS DO LIVRO ESTUDO DO APOCALIPSE
AUTORES CONSULTADOS:
Win Malgo
John Hagee
Dr Alberto Rivera
Edmund Paris
Russel Champlin
Walter A. Elwell
◦ ◦ ...... ◦ ◦ ◦ ◦ ◦◦ ◦ .....◦ ◦ ◦
◦. |
|