◦.::. ◦..... ◦ ◦ ◦ ◦ ◦◦ ◦.◦◦◦ ◦ ◦◦.
TODA A HONRA E A GLÓRIA AO REI DA GLÓRIA!!
◦❍..◦.. ◦ ◦◦ ◦◦◦ ◦◦
◦...... ◦ ◦ ◦ ◦ ◦◦ ◦.◦◦◦ ◦ ◦ ◦::. ◦
TODA A HONRA E A GLÓRIA AO REI DA GLÓRIA!!
◦❍..◦.. ◦ ◦◦ ◦◦◦ ◦◦
DO APOCALIPSE Texto 13 AS TRIBULAÇÕES
Nada neste mundo passa despercebido a DEUS, aos Seus olhos. Então, a pergunta é: Por que Ele não nos livra do cálice de sofrimento e dor? Ele mesmo responde, por intermédio do apóstolo Paulo: “E não somente isto, mas também nos gloriamos nas próprias tribulações, sabendo que a tribulação produz perseverança; e a perseverança, experiência; e a experiência, esperança.” (Romanos 5:3-4). É óbvio que Deus permite que todos os que são realmente DELE passem pelo crivo das tribulações, para o seu próprio benefício! Do contrário, Ele jamais permitiria! O aspecto positivo são os frutos , por toda a eternidade.
Estes frutos são permanentes, pois a tribulação é que provoca a manifestação da fé. E esta, uma vez acionada, incentiva a reagir e sair da prostração espiritual. Também está prometido: “Não vos sobreveio tentação que não fosse humana; mas Deus é fiel e não permitirá que sejais tentados além das vossas forças; pelo contrário, juntamente com a tentação, vos proverá livramento, de sorte que a possais suportar.” (1 Coríntios 10:13). O mesmo será com respeito às tribulações, ou seja, Deus não permitirá que sejamos atribulados acima das nossas forças; pelo contrário, juntamente com as tribulações Ele nos proverá livramento, de sorte que as possamos suportar. Com isso conseguiremos perseverança, experiência e, finalmente, esperança. O Espírito Santo, por intermédio do apóstolo Pedro, acrescenta:
“Nisso exultais, embora, no presente, por breve tempo, se necessário, sejais contristados por várias provações, para que, uma vez confirmado o valor da vossa fé, muito mais preciosa do que o ouro perecível, mesmo apurado por fogo, redunde em louvor, glória e honra na revelação de Jesus Cristo; a quem, não havendo visto, amais; no qual, não vendo agora, mas crendo, exultais com alegria indizível e cheia de glória, obtendo o fim da vossa fé: a salvação da vossa alma.”. (1 Pedro 1:6-9).
As nossas tribulações provam o valor da nossa fé, o qual, uma vez confirmado, vem redundar em louvor, glória e honra na revelação do nosso Senhor. E o objetivo final da nossa fé é a salvação eterna da nossa alma. Ao contrário da igreja de Laodiceia, que era rica (Apocalipse 3:17), vemos a pobreza da de Esmirna: “Conheço a tua tribulação, a tua pobreza (mas tu és rico) e a blasfêmia dos que a si mesmos se declaram judeus e não são, sendo, antes, sinagoga de Satanás” . (Apocalipse 2:9). Em contrapartida, a igreja de Esmirna estava vivendo em tribulação e pobreza, por estar agarrada às coisas espirituais. Temos aqui, portanto, os ricos pobres de Esmirna e os pobres ricos de Laodiceia. A igreja de Esmirna tomou sobre si, voluntariamente, a tribulação e a renúncia, porque amava ao Senhor Jesus acima de tudo. Por isso mesmo ela é uma das igrejas que o Senhor não teve de repreender; pelo contrário, Ele a fortaleceu e estimulou, tendo em vista as situações difíceis pelas quais ela ainda teria de passar: “Não temas as coisas que tens de sofrer. Eis que o diabo está para lançar em prisão alguns dentre vós, para serdes postos à prova, e tereis tribulação de dez dias. Sê fiel até à morte, e dar-te-ei a coroa da vida.” (Apocalipse 2:10).
A fidelidade que o Senhor Jesus requer de nós não é só a de mantermos a nossa confissão de fé a ELE até a morte, não. Mas a de mantermos, preservarmos a própria vida, na Sua Presença. Como? Por meio de um comportamento verdadeiro, pois Ele não nos fez para vivermos apenas com palavras, mas, sobretudo, com atitudes segundo o SEU CARÁTER. Não é de admirar que para aquelas pessoas de Esmirna a promessa aos vencedores seja tão reduzida: “...O vencedor de nenhum modo sofrerá dano da segunda morte”.( Apocalipse 2:11).
Existem dois tipos de morte: a física e a “segunda morte”, a espiritual.
Quem nasce uma vez, tem de morrer duas vezes, mas quem nasce duas vezes morre uma vez. Vejamos: Aquele que recebe somente a vida física de sua mãe, e, portanto, nasce só uma vez, morre duas vezes: a morte física e depois a morte espiritual, isto é, a que não tem fim. Tal pessoa sofre as torturas do lago de fogo por toda a eternidade.
Quem, por sua vez, nasce duas vezes, física e espiritualmente, pela fé no Senhor Jesus Cristo, recebe a vida eterna. Por isso morre somente uma vez. Esta morte única nada mais é que retornar à Casa do Eterno Pai, à PRESENÇA DO PAI ALTÍSSIMO, para sempre.
COMPILAÇÃO DO ESTUDO DO APOCALIPSE
AUTORES CONSULTADOS: Win Malgo John Hagee Dr Alberto Rivera Edmund Paris Russel Champlin Walter A. Elwell
..... ◦ ◦ ◦ ◦ ◦◦ ◦ .....◦ ◦ ◦
VER ESTUDO COMPLETO NO L.I.N.K.
|