TODA A HONRA E A GLÓRIA AO REI DA GLÓRIA!!
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TODA A HONRA E A GLÓRIA AO REI DA GLÓRIA!!
ESTUDO
DO APOCALIPSE
Texto 85
A VINDIMA
A Grande Tribulação
O Juízo sobre o MUNDO
"Então, saiu do santuário, que se encontra no céu, outro anjo, tendo ele mesmo também uma foice afiada. Saiu ainda do altar outro anjo, aquele que tem autoridade sobre o fogo, e falou em grande voz ao que tinha a foice afiada, dizendo: Toma a tua foice afiada e ajunta os cachos da videira da terra, porquanto as suas uvas estão amadurecidas!" (Apocalipse 14. 17,18).
Temos aqui o mesmo procedimento dos versículos 15 e 16, com uma diferença: a vindima. No parágrafo anterior o apóstolo João nos dá a visão da ceifa, ou seja, da vinda do Senhor Jesus para ceifar as nações, mas aqui a visão é transferida para a vindima, isto é, a vinda do Senhor Jesus para o juízo sobre Israel. O "anjo" que vem do céu é outro, não com relação à sua natureza, mas quanto à sua missão. Isso significa que, como já foi falado, o apóstolo João vê a volta do Senhor em diferentes aspectos. Cremos que este "anjo" seja o mesmo que João viu sentado sobre uma nuvem, com uma coroa de ouro na cabeça: o Senhor Jesus Cristo. Primeiramente João O viu chegando com uma foice afiada para a ceifa das nações; agora, ele O vê chegando como anjo para realizar a vindima. Israel é a própria "videira da Terra". É o que se conclui, por exemplo, no salmo do profeta Asafe: "Trouxeste uma videira do Egito, expulsaste as nações e a plantaste". (Salmos 80.8). Também os profetas Isaías e Oséias disseram: "Porque a vinha do Senhor dos Exércitos é a casa de Israel, e os homens de Judá são a planta das suas delícias; este desejou que exercessem juízo, e eis aí quebrantamento da lei; justiça, e eis aí clamor." (Isaías 5.7). "Israel é vide luxuriante, que dá o fruto; segundo a abundância do seu fruto, assim multiplicou os altares; quanto melhor a terra, tanto mais belas colunas fizeram. O seu coração é falso; por isso, serão culpados; o Senhor quebrará os seus altares e deitará abaixo as colunas." (Oséias 10.1-2). Verificamos que, segundo o capítulo 14, João mostra a vinda do Senhor Jesus em duas etapas: 1) Em uma nuvem branca, tendo na cabeça uma coroa de ouro e na mão uma foice afiada. A coroa de ouro identifica a Sua autoridade e poder para, com a foice afiada na mão, executar o juízo sobre as nações que não se converteram. 2) Como Anjo do Senhor. Esta é a Sua vinda para Israel, que se converterá ao ver o seu Messias e Sumo Sacerdote. É claro que, antes disso, Israel será atingido por terríveis juízos, por parte do anticristo. E somente depois reconhecerá que o Senhor, que está voltando, é realmente o Cordeiro de Deus, o Senhor Jesus Cristo. Essas experiências e conclusões levarão Israel à conversão: "Então, o anjo passou a sua foice na terra, e vindimou a videira da terra, e lançou-a no grande lagar da cólera de Deus. E o lagar foi pisado fora da cidade, e correu sangue do lagar até aos freios dos cavalos, numa extensão de mil e seiscentos estádios." (Apocalipse 14.19,20).
Tudo isso é uma ideia geral e conclusiva de diversos estudiosos das profecias bíblicas, mas o que se pode garantir com certeza é que o período da Grande Tribulação será um período de grande purificação de toda a Terra, e que fará abater o orgulho e a arrogância de toda a humanidade:
"Outro anjo saiu do santuário, gritando em grande voz para aquele que se achava sentado sobre a nuvem: Toma a tua foice e ceifa, pois chegou a hora de ceifar, visto que a seara da terra já amadureceu!". (Apocalipse 14.15). O grito deste outro anjo não é em tom imperativo, pois como um anjo poderia dar ordem ao Senhor da glória? Também não se trata de uma ordem vinda do trono, pois o Pai confiou todo o julgamento ao Filho quando disse: " E o Pai a ninguém julga, mas ao Filho confiou todo julgamento." (João 5.22). De fato, esse grito com grande voz é na verdade um clamor, ou um pedido veemente, vindo do santuário reconstruído em Jerusalém, no qual o anticristo se assentou, ostentando-se como se fosse o próprio DEUS. Isto é justificado pelo fato de que a voz do anjo saiu do "santuário" simplesmente, e não do "santuário que se encontra no céu". (Apocalipse 14.17). Há uma tremenda diferença entre um e outro. O santuário do versículo 15 se refere ao santuário do Templo reconstruído em Jerusalém; já o santuário do versículo 17 se refere ao celestial. E o grito desse anjo é como o clamor do sangue de Abel, pedindo justiça. É também como o clamor acerca dos pecados das cidades de Sodoma e Gomorra, que subiu a DEUS, conforme disse o próprio Senhor a Abraão por duas vezes, segundo está registrado: "Disse mais o Senhor: Com efeito, o clamor de Sodoma e Gomorra tem-se multiplicado, e o seu pecado se tem agravado muito. Descerei e verei se, de fato, o que têm praticado corresponde a esse clamor que é vindo até mim; e, se assim não é, sabê-lo-ei." (Gênesis 18.20, 21). Aqui, no décimo quarto capítulo do Apocalipse, os pecados da grande Babilônia sobem, através da boca do anjo, Àquele que está prestes a vir para a ceifa da Terra: "... Toma a tua foice e ceifa, pois chegou a hora de ceifar, visto que a seara da terra já amadureceu!". (Apocalipse 14.15). O profeta Joel também registrou: "Lançai a foice, porque está madura a seara; vinde, pisai, porque o lagar está cheio, os seus compartimentos transbordam, porquanto a sua malícia é grande."( Joel 3.13). Juntamente com o grito do anjo começa a ceifa, o juízo: "E aquele que estava sentado sobre a nuvem passou a sua foice sobre a terra, e a terra foi ceifada." (Apocalipse 14.16). Este é o sinal para a grande ceifa! Agora começa a hora do juízo sobre a besta e os seus adoradores. O juízo, por tanto tempo adiado, não pode mais esperar. Mas vem o momento em que a medida fica cheia. A colheita está excessivamente madura. Esta ceifa de juízo engloba todas as catástrofes que acontecerão em breve sobre a Terra. As taças da cólera de DEUS serão derramadas. E, para horror de todo o mundo, a grande Babilônia desmorona com grande barulho; são cortados os mais importantes nervos vitais do anticristo; a "grande meretriz" perde o seu brilho e os seus adornos reais, sendo coberta de pragas, miséria e fogo. Se o apóstolo João diz aqui "... passou a sua foice sobre a terra, e a terra foi ceifada",(Apocalipse 4.16), é porque a Era da graça está definitivamente concluída. Também o Senhor Jesus disse: "... a ceifa é a consumação do século..." (Mateus 13.39). Este é o curto, mas gravíssimo conteúdo da visão de João sobre o Armagedom, a luta final dos povos, e que é descrita detalhadamente nos capítulos 9 e 16 do Apocalipse.
Nesta profecia vemos o ajuntamento final, rápido e definitivo de todos os filhos de Israel, vindos de todos os cantos da Terra para a terra prometida a Abraão, a Isaque e a Israel.
E aí podemos entender por que Deus permitiu que, em 1948, o Estado de Israel fosse restabelecido após dois mil anos. A profecia tem a ver com a palavra do Senhor Jesus:
"Então, aparecerá no céu o sinal do Filho do Homem; todos os povos da terra se lamentarão e verão o Filho do Homem vindo sobre as nuvens do céu, com poder e muita glória. E Ele enviará os seus anjos, com grande clangor de trombeta, os quais reunirão os seus escolhidos, dos quatro ventos, de uma a outra extremidade dos céus." (Mateus 24. 30, 31).
No versículo 30, a frase "...e verão o Filho do Homem vindo sobre as nuvens do céu...", se refere à nuvem branca de Apocalipse 14. 14, e a frase "...os quais reunirão os seus escolhidos..." (Mateus 24.31), se refere à vindima, isto é, Israel.
Portanto, quando o apóstolo registra "...e ajunta os cachos da videira da terra..." (Apocalipse 14. 18), em outras palavras está dizendo "ajunta os filhos de Israel".
E o que fará o Senhor com essas "uvas" ajuntadas em todo o mundo, com todos os judeus espalhados, que no nosso tempo não puderam ou não quiseram ir para Israel?
Ele os lançará "no grande lagar da cólera de DEUS". Vejamos novamente o texto bíblico:
"... e vindimou a videira da terra, e lançou-a no grande lagar da cólera de Deus. E o lagar foi pisado fora da cidade, e correu sangue do lagar até aos freios dos cavalos, numa extensão de mil e seiscentos estádios." (Apocalipse 14.19,20).
O que significa, então, este terrível juízo sobre Israel?
Para entendermos, vejamos o que registrou o profeta Isaías:
"Quem é este que vem de Edom, de Bozra, com vestes de vivas cores, que é glorioso em sua vestidura, que marcha na plenitude da sua força? Sou eu que falo em justiça, poderoso para salvar. Por que está vermelho o traje, e as tuas vestes, como as daquele que pisa uvas no lagar?
O lagar, eu o pisei sozinho, e dos povos nenhum homem se achava comigo; pisei as uvas na minha ira; no meu furor, as esmaguei, e o seu sangue me salpicou as vestes e me manchou o traje todo. Porque o dia da vingança me estava no coração, e o ano dos meus redimidos é chegado." (Isaías 63.1-4).
Este lagar é o Calvário.
Foi lá que salpicaram as vestes do Senhor. Foi lá que se cumpriu aquilo que Israel exclamou, quando acusou o Senhor Jesus diante de Pilatos, dizendo: "... Caia sobre nós o Seu sangue e sobre nossos filhos!" (Mateus 27. 25).
Quando Israel for lançado no lagar da cólera de DEUS, os judeus entrarão em contato com o Homem do Calvário: "... e todo olho O verá, até quantos o traspassaram..." (Apocalipse 1.7).
Então, o sangue do Cordeiro terá efeito para eles.
Vendo que o Senhor está voltando com a Sua foice afiada, eles se humilharão sob o Seu juízo. Eles se lamentarão, chorarão e finalmente se converterão.
Voltemos ao texto de Isaías:
"Porque o dia da vingança me estava no coração, e o ano dos meus redimidos é chegado." (Isaías 63.4). A primeira parte do versículo se refere à vingança contra as nações, e "... o ano dos meus redimidos é chegado." Significa a redenção de Israel.
Por isso a sua vez é chegada na descrição profética:
"... e o ano dos meus redimidos é chegado." (Isaías 63.4). Essa maravilhosa figura da conversão de todo o povo de Israel é completada pelo outro anjo: "Saiu ainda do altar outro anjo..." (Apocalipse 14.18).
Este "outro anjo" vem do altar reconstruído, onde, naquela época, novamente são oferecidos os sacrifícios de animais, apontando para o Senhor Jesus, mas interrompidos pelo anticristo.
Nesse ínterim, o "anjo" que tem o poder sobre o fogo, isto é, sobre o juízo, exclama: "... Toma a tua foice afiada e ajunta os cachos da videira da terra, porquanto as suas uvas estão amadurecidas!" (Apocalipse 14.18).
Agora fica mais clara a mensagem "E o lagar foi pisado fora da cidade..."(Apocalipse 14.20). Pois é o mesmo que:
"Por isso, foi que também Jesus, para santificar o povo, pelo Seu próprio sangue, sofreu fora da porta." (Hebreus 13.12). E ainda: "O lagar, eu o pisei sozinho, e dos povos nenhum homem se achava comigo..."(Isaías 63.3).
Desse modo, reconhecemos agora o significado profético interior dessa palavra grandiosa, pois o Senhor Jesus morreu também para a salvação do povo de Israel! É como está escrito: "... mas onde abundou o pecado, superabundou a graça". (Romanos 5.20).
Essa vindima e as suas consequências têm um significado terrível: que o juízo sobre os povos, no Armagedom, acontecerá fora da cidade de Jerusalém, ou seja, na planície de Megido, também chamada Vale de Josafá; e que haverá um cruel derramamento de sangue.
Não podemos interpretar isso apenas do ponto de vista espiritual, mas também no sentido literal:
"E o lagar foi pisado fora da cidade, e correu sangue do lagar até aos freios dos cavalos, numa extensão de mil e seiscentos estádios." (Apocalipse 14.20).
Esta medida de mil e seiscentos estádios corresponde a aproximadamente trezentos quilômetros, o que por sua vez mostra que a luta final dos povos no Armagedom atingirá mais que todo o território atual de Israel.
O profeta Joel a descreve com grande clareza:
"Levantem-se as nações e sigam para o vale de Josafá; porque ali me assentarei para julgar todas as nações em redor. Lançai a foice, porque está madura a seara; vinde, pisai, porque o lagar está cheio, os seus compartimentos transbordam, porquanto a sua malícia é grande. Multidões, multidões no vale da Decisão! Porque o Dia do Senhor está perto, no vale da Decisão.
O sol e a lua se escurecem, e as estrelas retiram o seu resplendor. O Senhor brama de Sião e se fará ouvir de Jerusalém, e os céus e a terra tremerão; mas o Senhor será o refúgio do seu povo e a fortaleza dos filhos de Israel. Sabereis, assim, que eu sou o Senhor, vosso Deus, que habito em Sião, meu santo monte; e Jerusalém será santa; estranhos não passarão mais por ela." (Joel 3.12-17).
Em tudo isso podemos observar a base de onde procede o juízo divino sobre todo o mundo das nações: "O Senhor brama de Sião..." (Joel 3.16).
COMPILAÇÃO DO ESTUDO DO APOCALIPSE
AUTORES CONSULTADOS: Win Malgo John Hagee Dr Alberto Rivera Edmund Paris Russel Champlin Walter A. Elwell ◦ ◦ ◦◦ ◦ ..... ◦ ◦ ◦ ◦ ◦◦ ◦ ..... ◦ ◦ ◦ ◦ ◦◦ ◦
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